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Santander prevê: TikTok Shop pode dominar até 9% do e-commerce brasileiro!

Relatório aponta disrupção no varejo e oportunidades para marcas; entenda!

Por Fonte da Informação em 02/02/2025 às 19:52:27

Um novo relatório do Santander aponta para uma possível revolução no mercado de e-commerce brasileiro com a chegada do TikTok Shop. Segundo analistas do banco, o aplicativo pode vir a ocupar entre 5% e 9% do mercado até 2028, gerando um volume de vendas entre R$ 25 bilhões e R$ 40 bilhões.

De acordo com dados de empresas como Data.ai, Kepios e Meltwater, o TikTok conta atualmente com 111 milhões de usuários no Brasil, o terceiro maior mercado global, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos.

"Marcas e varejistas não podem se dar ao luxo de não dominar o TikTok", afirmaram os analistas Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo.

O relatório desmistifica a ideia de que o TikTok é uma plataforma apenas para jovens. Na verdade, 51% dos usuários têm entre 25 e 44 anos, mostrando um público amplo e diverso. A média de uso diário no Brasil é de uma hora, superando o Instagram em 33%, e o engajamento é significativamente maior (3 a 4 vezes).

Uma das principais oportunidades reside na conversão de descobertas de produtos em compras no TikTok Shop: 71% das descobertas resultam em vendas. Para os analistas do Santander, isso:

"Pode ser a maior disrupção do varejo desde a pandemia."

Atualmente, o TikTok Shop completo está disponível em sete países além dos Estados Unidos: Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã. O México receberá a plataforma em fevereiro de 2025. O Brasil é o próximo alvo, impulsionado pela possibilidade de banimento do app nos EUA caso não haja uma venda para uma empresa americana até abril de 2025.

A análise do Santander revela que 41% das vagas abertas pelo TikTok no Brasil estão ligadas ao comércio, sinalizando um possível lançamento iminente. O banco avaliou as estratégias de mídias sociais de 28 varejistas listadas em bolsas de valores, identificando que empresas com estratégias nativas na plataforma, alta taxa de engajamento e baixo custo de aquisição de clientes estão melhor posicionadas.

Empresas como Azzas 2154, Guararapes, SBF e Vulcabras, apesar de elevada exposição, precisam melhorar suas estratégias. Já plataformas como Magalu e Mercado Livre podem buscar parcerias estratégicas, como a parceria entre Amazon e TikTok Shop nos EUA.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

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